quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PEDRO CLÁUDIO

 



 O escritor Pedro Cláudio de Moura Reis, o conhecido PC, começou a revelar  suas aptidões para as letras ainda muito jovem. Aos  18 anos escreveu o seu  primeiro livro, o romance “ NEM A MORTE OS SEPAROU”, para concorrer a um concurso literário promovido pela União Piauiense dos Estudantes Secundários ( UPES ). Ganhou o primeiro lugar o a obra foi publicada às expensas do governo do estado. No ano seguinte ganhou outro concurso literário com o livro  de contos “A ENXADA E A FOME”. Têm publicado três livros, sendo o último “UMA HISTORIA PUXA OUTRA”.  Em segunda edição. 
PC é também um excelente cronista, que diverte com suas crônicas os leitores de dois jornais da cidade de Parauapebas. Seu estilo de escrever é próprio e muito criativo, contando “causos” e fatos do dia-a-dia, sempre com muito humor .
Tem uma vivência muito dentro das redações de jornais, pois além de cronista, foi repórter por muito tempo. Esteve em apuros quando aconteceu o Golpe Militar de 31 de março de 1964.
Foi necessário provar que não tinha envolvimento com os movimentos de esquerda, por ser um militante da política estudantil. É um sentimentalista de carteirinha.Certa feita perguntado sobre o momento da vida, respondeu: “ Embora meu tempo de romantismo haja passado, meu coração nunca deixou de bater mais forte,quando meus olhos encontram-se com os olhos de uma linda mulher , sem compromisso”.



 A LOURA LOCUTORA

         Teresina, capital do piauí, é uma cidade agradável. Fora o calor incômodo, o resto são belezas, cujas mesmas temos o prazer de apreciar.
        A “cidade verde”, como é conhecida, é um atrativo para quem gosta de bons restaurantes, comidas típicas, shoppings mordenos , além de proporcionar tudo aquilo que se desejar, satisfazendo todas as exigências e tendo esmerado atendimento, conforto e deslumbramento.
       A sua população ama honrada a terra e a valoriza. Não vou afirma que seja bairrista, mas, não perde oportunidade de dizer que a cidade merece toda atenção, sempre honrada com a visita que lhe fizeram.
       E  tem um fato interessante: a gente lá faz questão de estar presente em atos, festas ou outras promoções, iniciativas do gorveno  ou particulares, quando assim é convocada.
       O fato que vou narrar foi muito divlugado pela imprensa piauiense e aconteceu durante a inauguração do terminal rodovíario, uma obra majestosa,uma dos belos cartões  de visita  da conhecida da capital. A obra fora planejado para ter tudo que fosse necessário e funcionar comperfeição, inclusive no setor, inclusive no setor de comuniçação
       Três locutores foram escolhidos para treinamento, dentre os quais uma loura de olhos verdes, corpo perfeito, sensual, verdadeiro “avião” com tubinas pontiagudas, rosáceas , eretas , tentação de mulher, chamando a atenção de qualquer mortal igual a mim, sensível demais para não admirar  tanta perfeição num corpo que os sábios filósofos costumam definir como “substância conformada de uma rara espécie humana “. É como diz aquela antiga canção de Amelinha “ que faz o homem gemer sem sentir dor”. Outra particularidade da locutora: tinha a fala maviosa e voz cadente.
       O preparo dos locutores durou várias semanas, tendo em frente um fonoadiólogo muito competente.
        E tudo ocorreu bem,  até chegar  o di da inauguração. Presente ao ato, o governador do estado, o prefeito da cidade, secretários, senadores, o arcebispo metropolitano, enfim o povão tambem estava lá, prestigiando o evento.
       A solonidade começou com as bênçãos das insalações, seguida de discursos emocionados,  aplaudidos com entusiasmo. O gorvernador cortou a fita simbólica , descerrou a placa, inaugurando o funcionamento da rodoviário.
       O Momento mais esperado aproximava-se: seria o anúncio da saída do primeiro õnibus da plataforma do andar superior. A escultura loura locutora teve o previlégio de ter sido a escolhida para, com sua falar harmoniosa, anunciar o acontecimento histórico.
      A linda mulher, elegantemente vestida,  produzida a capricho , em posição que só os profissonais sabem portar-se, pegou o microfone e começou a falar:
      -“ Atenção passageiros da empresa Miramar com destino à cidade de Parnaíba, no litoral piauíense”.
      O timbre da voz da loura foi motivo de muitas ovações.
      Cheia de si, ela repetiu:
      -“ Atenção, po favor, passageiros da empresa Miramar com destino à cidade de Parnaíba. Litoral piauiense”.
       Com elequência, continuou:
      - Avisamos que um ônibus-leito está ‘num pé e noutro’ para sair”
 O governador e demais autoridades apenas baixaram a cebeça e retiraram-se, decepcionados.
       O povão, sempre sacana, soltava gargalhada em uníssono coro. Enquanto a loura locutora derremava lágrimas , ao verificar a asneira que cometera.





Nenhum comentário:

Postar um comentário