quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VÂNIA RIBEIRO DE ANDRADE






           Escritora infanto-juvenil. Define-se como sagitariana amante da vida e do sorriso largo.
Detesta, aqueles que têm visão mesquinha da vida e das pessoas, mau gosto e “musiquinha” de caminhão de gás ao telefone quando se espera ser atendida.
Aprecia: sensibilidade, criatividade, amizade, uma boa rede associada a um bom livro, bondade, inteligência e, ... um bom papo.
Acredita: em Deus, na vida e nas pessoas.
Quanto ao presente está no seu melhor momento, fazendo projetos e realizando sonhos.
Do futuro espera realizar e aprender muito ainda, pois se classifica como uma eterna aprendiz na vida, no amor e na “guerra”
          Vânia nasceu em Fernandópolis, interior de São Paulo, residindo nas cidades: Indiaporã, São José do Rio Preto e na grande São Paulo/SP, em 1979 transferiu-se para o Estado do Pará com seus pais, residindo em Marabá,  Belém, e, retornando há mais de uma década a Marabá, futura capital do Estado de Carajás.
Graduada em Letras e especialista em Língua Portuguesa ambos pela Universidade Federal do Pará – campus Marabá.
Funcionária Pública Estadual – efetiva do Poder Judiciário do Estado do Pará.
Foi professora da rede pública ministrando as disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Técnicas de Redação no  antigo 1º e 2º graus. No período em que ministrou as disciplinas acima observou a deficiência dos alunos na leitura e compreensão dos diversos tipos de textos - do literário ao didático - e constatou que tal deficiência se dava pelo desprazer da leitura ou pela falta de leitura de bons textos, o que provocou e continua proporcionando o declínio da cultura dos mesmos. 
Em parceria com duas amigas lançou o livro “Marabá e suas lendas”, resgatando a história e as lendas da região de Marabá, edição já esgotada.
Por vários anos contribuiu semanalmente no Jornal da Cidade Local “Opinião”, por escassez de tempo suspendeu a tessitura das crônicas.
Membro da Academia de Letras do Sudeste do Pará, ocupando a cadeira nº 11, tendo como patrona Cecília Meireles.
Eterna aprendiz, está no 7º período do curso Administração na faculdade Metropolitana de Marabá.
Em 2010 publicará o livro infanto-juvenil: Pedro, Pedroca na Amazônia, o qual será ilustrado com os desenhos dos artistas plásticos: a paulistana Rita Andrade e o paraense Benedito Sousa, o Bino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário